Vale-Gás: Veja quem irá receber e calendário de pagamento

Hoje dia 22 será pago mais um vale-gás aos beneficiários, confira também o calendário de pagamentos feitos.

PUBLICIDADE

O governo federal vem depositando o saldo final do Programa Nacional de Cupons do Gás do mês de agosto desde a madrugada desta segunda-feira. Desde que a distribuição começou no dia 9, cada família recebeu um nível único de 110 reais, um aumento de mais de 100% em relação ao repasse de junho.

O Vale-Gás Nacional é um plano bimestral, ou seja, é pago sempre bimestralmente. Portanto, a próxima transferência de benefícios está prevista apenas para outubro deste ano. Logo depois, o governo ainda pretende liberar em dezembro de 2022.

PUBLICIDADE

O valor a ser pago em outubro não foi formalmente determinado. Como regra geral, a administração é obrigada a repassar 100% do preço médio nacional das garrafas de 13kg. O limite é estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Você terá que esperar mais alguns dias para que o valor seja determinado.

Tampouco se pode dizer quantas pessoas poderão receber os benefícios. As informações dos bastidores sugerem que, a partir de outubro, esses números provavelmente permanecerão praticamente inalterados em relação aos números de agosto. Dessa forma, mais de 5 milhões de brasileiros receberão uma quantia em torno de 100 reais.

Embora estes pontos não tenham sido esclarecidos, o Ministério da Cidadania disse que não haverá registo direto de qualquer tipo no Vale Nacional do Gás. Se um cidadão quiser entrar no pagamento de outubro, basta ficar dentro das regras de entrada e aguardar o processo seletivo do Ministério da Cidadania.

PUBLICIDADE

Regras de entrada do vale-gás

Os pagamentos dos vouchers nacionais de gás já foram afetados pela aprovação da PEC da Previdência em agosto deste ano. O documento possibilitou aumentar o valor do programa de 53 reais em junho para 110 reais em agosto.

De qualquer forma, mesmo após a aprovação do PEC, as regras para ingresso no programa permanecem as mesmas. Para receber o Vale Gás Nacional, a renda per capita deve chegar a meio salário mínimo, que é de 606 reais.

Além disso, para ser elegível ao programa, é preciso ter uma conta ativa e em dia no CadÚnico ou pelo menos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Também está disponível para mulheres que receberam medidas de proteção após terem sido submetidas à violência doméstica.

No entanto, é importante lembrar que ter direito ao Vale-Gás Nacional não significa que os cidadãos receberão automaticamente os benefícios. Como mencionado anteriormente, é necessário aguardar até que o Ministério da Cidadania escolha o seu nome.

PUBLICIDADE

Calendário de agosto

No segundo semestre, continuou valendo a ideia de vale-gás usando basicamente o mesmo calendário do Auxílio Brasil. Abaixo você pode ver o cronograma das datas de pagamento concluídas nesta segunda-feira dia 22.

  • 9 de agosto: Usuários com NIS final 1 (já pago)
  • 10 de agosto: Usuários com NIS final 2 (já pago)
  • 11 de agosto: Usuários com NIS final 3 (já pago)
  • 12 de agosto: Usuários com NIS final 4 (já pago)
  • 15 de agosto: Usuários com NIS final 5 (já pago)
  • 16 de agosto: Usuários com NIS final 6 (já pago)
  • 17 de agosto: Usuários com NIS final 7 (já pago)
  • 18 de agosto: Usuários com NIS final 8 (já pago)
  • 19 de agosto: Usuários com NIS final 9 (já pago)
  • 22 de agosto: Usuários com NIS final 0 (pago hoje)

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.