Anúncios
Quanto mais envelhecemos, mais dependentes nos tornamos, tanto por questões físicas quanto por questões mentais. Além de enfrentar diversos problemas de saúde que podem impedir que cuidemos de nós mesmos. Veja mais sobre Curso de Cuidador de Idosos.
Por diversas vezes, famílias acabam não tendo condições de cuidar de seus parentes mais idosos, fazendo com que seja necessário a contratação de cuidadores de idosos. Tais profissionais são responsáveis por zelar pela saúde, segurança e bem-estar dos idosos, além de auxiliar em suas tarefas diárias.
Por vezes, acaba sendo comum que esses profissionais sejam confundidos com técnicos de enfermagem, entretanto, precisamos lembrar que o cuidador direciona seu foco diretamente ao cuidado do idoso.
Pode ser uma função bastante desafiadora considerando que sua finalidade seja de complementar o trabalho de médicos e enfermeiros e por vezes, até mesmo, substituir o carinho de familiares ausentes.
Para que serve o curso de cuidadores de idosos?
Cuidar de pessoas idosas, muitas vezes em estado de vulnerabilidade, pode não ser uma tarefa tão simples quanto aparenta, já que os mesmos precisam de todo cuidado e atenção possível. Por isso, o profissional contratado pela família deve ter total capacidade de exercer tal função de forma eficaz e empática possível.
Que atividades esses profissionais exercem?
As principais atividades responsáveis pelo cuidador de idosos são:
- Administrar seus medicamentos nos horários pré-estabelecidos.
- Auxiliar o banho e toda sua higiene pessoal.
- Ouvir e interagir verbalmente com o idoso.
- Medir a pressão do idoso frequentemente.
- Induzir a prática de exercícios físicos.
- Estimular contatos sociais.
- Preparar suas refeições de maneira apropriada e de acordo com suas respectivas limitações.
- Caso seja necessário, prestar primeiros socorros.
- Passear com o idoso.
- Manter comunicação ativa com a família e informar qualquer tipo de alteração.
- Acompanhar o idoso em consultas médicas ou qualquer outra atividade necessária.
Qual o melhor perfil para um cuidador de idosos?
Como estamos falando de um trabalho muito humanizado, é necessário que se tenha alguns atributos indispensáveis para trabalhar com esta área. Alguns desses atributos são:
- Paciência, para que o ritmo do paciente possa ser acompanhado.
- Responsabilidade com rotinas e horários, pois qualquer descuido pode gerar uma consequência catastrófica e letal.
- Organização, para a administração de remédios, refeições ou qualquer outra atividade em seus respectivos horários.
- Simpatia para manter conversas com o idoso ao decorrer do dia.
- Empatia, já que é necessário se por no lugar dos outros, inclusive no da família.
- Delicadeza, já que tratamos de pessoas frágeis e que podem possuir necessidades especiais.
Do que preciso para me tornar um cuidador de idosos?
Os cuidadores precisam ter uma qualificação específica para que, possam conquistar as melhores oportunidades que o mercado de trabalho disponibiliza. Para os interessados na área, o melhor a se fazer é procurar uma instituição confiável e competente, que ofereça um curso de cuidador de idosos.
Normalmente, os pré-requisitos para se inscrever nesses cursos, é ter no mínimo 18 anos e ter finalizado o ensino Fundamental.
O que se aprende no curso de cuidador de idosos?
A grade curricular destes cursos, abrange a estruturação de capacidades e competências que devem ser desenvolvidas, seguindo um programa de conteúdos predefinidos. Entre determinadas matérias encontramos:
- Quem é o cuidador de idosos.
- Quais suas funções.
- Legislação trabalhista do cuidador.
- Estatuto do Idoso.
- Higiene e conforto do Idoso.
- Distúrbios e doenças comuns a pessoas Idosas.
- Alimentação saudável para Idosos.
- Mobilidade do Idoso.
Onde o cuidador de idosos trabalha?
Entre os locais nos quais o profissional pode trabalhar estão asilos, casas de família, hospitais, clínicas, casas de repouso, órgãos públicos, empresas especializadas, eventos culturais, centros de recuperação, empresas de turismo para idosos, entre outros.
Quais as atuais oportunidades no mercado de trabalho?
O mercado de trabalho para profissionais cuidadores de idosos, se encontra em alta devido ao aumento da expectativa de vida do brasileiro, sendo considerada a área de prestação de serviço que mais cresceu durante os últimos anos, incluindo no período de crise.
Esta se tornou uma área muito desejável para aqueles que desejam novas oportunidades de carreira, tornando possível encontrar diversas vagas para este tipo de trabalho em diversas regiões do Brasil em diferentes sites de emprego.
Além de cursos específicos para se tornar cuidador de idosos, aqueles que possuem formação na área da saúde, como enfermeiros ou técnicos de enfermagem, também podem ingressar neste ramo. Contudo, ter um curso de cuidador de idosos, acrescenta um diferencial em seu currículo, permitindo que você se destaque entre os concorrentes de processos seletivos.
Independente de qual o regime de trabalho que o cuidador seja inserido, seja ele CLT (colaborador) ou MEI (microempreendedor individual), ele tem consideráveis chances de ter exito nesta jornada profissional.
Qual a média salarial de um cuidador de idosos?
O salário de um cuidador de idosos costuma girar em torno do salário mínimo, que, atualmente, equivale ao valor de 1200 reais. No entanto, este valor pode variar dependendo de alguns fatores, por exemplo, região no qual sera exercida a função.
Além disso, ao ser contratado para cuidar de idosos em casa, o salário do profissional costuma ser maior, pelo fato de passar o dia todo com seu paciente, por vezes, até mesmo dormindo no local.
No entanto, em lugares como casas de repouso, clinicas, hospitais ou outros lugares semelhantes, o cuidador pode ser responsável por mais de um paciente simultaneamente, fazendo com que ele não direcione sua total atenção e o tornando em uma espécie de auxiliar.
Como se inscrever no curso de Cuidador de Idosos
Para se inscrever no curso, o interessado deve acessar a plataforma virtual Escola Educação e realizar a matrícula no curso. A Escola Educação oferece certificado válido em todo o território nacional, além de cursos com aulas totalmente gratuitas e online. Veja o curso aqui.