Curso de introdução a nutrição gratuito e online

PUBLICIDADE

A Plataforma Escola Educação oferece gratuitamente o Curso Introdução a Nutrição, com aulas totalmente online e com certificado válido em todo o território nacional. Neste post, vamos te mostrar todas as informações sobre a área, bem como os benefícios e dicas sobre o curso gratuito. Veja mais!

Nutrição

A nutrição é um ramo da ciência que estuda os processos biológicos nos quais os organismos absorvem nutrientes e substâncias necessárias para seus processos vitais, através da ingestão de alimentos. Esta área também é relacionada ao bem-estar e desenvolvimento de doenças.

O alimento é toda e qualquer substância utilizadas por seres vivos para fornecer matérias necessárias para realizar funções vitais. Hábitos alimentares individuais e regulares podem garantir ou não uma boa alimentação. Esses hábitos alimentares que compõem aquilo que conhecemos como dieta. Sabendo disso, concluímos que cada pessoa tem uma dieta específica.

Cada cultura ou grupo de pessoa que pertencem a mesma região ou grupo social, costuma ter uma dieta semelhante. Na atualidade, o termo dieta é associado a formas de perder, ganhar ou manter peso e manter boas condições de saúde.

PUBLICIDADE

Grupos Alimentares

Grupos alimentares são a divisão de alimentos baseados nos tipos de nutrientes presentes ou conforme a função específica que cada nutriente possui. Os alimentos são separados em 8 tipos de grupos alimentares, sendo eles:

  • Cereais, pães e tubérculos, que consistem em aveia, pão, batata-doce entre outros que são fontes de carboidratos, vitaminas do complexo B e fibras
  • Hortaliças, também conhecidas como verduras e legumes, ricos em vitaminas, minerais e fibras.
  • Frutas, que também possuem vitaminas, fibras e minerais essenciais para o equilíbrio e funcionamento do organismo.
  • Leguminosas é o grupo onde se encontram grãos como, feijão, lentilha e soja que são fontes de proteínas de origem vegetal.
  • Carnes e ovos é o principal grupo fornecedor de proteínas de origem animal. Esses nutrientes são essenciais para a formação de tecidos, enzimas e anticorpos, além de serem ricos em ferro e vitaminas B6 e B12.
  • Leite e derivados é o grupo de alimentos ricos em cálcio, sendo um nutriente fundamental na constituição dos ossos e dentes.
  • Óleos e gorduras é o grupo no qual se encontram alimentos responsáveis pelo transporte de vitaminas do complexo B e ricos em calorias como óleo vegetal, castanhas e azeite de oliva extra virgem.
  • Açucares e doces consistindo em mel, doces e produtos açucarados. Este tipo de alimento possui carboidratos simples e são pobres em nutrientes.

Alimentos Energéticos

Alimentos energéticos são aqueles ricos, principalmente, em carboidratos e gorduras que, ao serem digeridos, fornecem energia para que nosso organismo mantenha todas suas funções vitais, te dando força e disposição para realizar as atividades do dia-a-dia.

Alguns destes alimentos são o pão, a batata, o azeite e o abacate. Cada 1 grama desses carboidratos, gera 4 calorias de energia para nosso corpo, e cada 1 grama de gordura gera 9 calorias. Por isso, é recomendado que exista entre 55 e 60% de calorias e entre 30 e 35% de gorduras na sua dieta, diariamente.

Porém, é importante lembrar a necessidade de ingerir, também, alimentos reguladores que são ricos em vitaminas, minerais, fibras e água.

PUBLICIDADE

Alimentos Reguladores

Os alimentos reguladores, como o próprio nome já diz, são os alimentos responsáveis por regular e controlar as funções do nosso organismo, mantendo assim, seu bom funcionamento.

Tais alimentos são compostos por frutas, verduras e legumes, que são ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, responsáveis por atuar em nosso sistema imunológico, facilitando a digestão e gerando inúmeros outros benefícios. 

Esses nutrientes são essenciais para o controle de processos metabólicos que ocorrem em nosso organismo de maneira constante e diária, como nossa produção de energia, contração muscular e combate a radicais livres.

Alimentos Construtores

Outro grupo de alimentos estudados no curso de introdução a nutrição, são os alimentos construtores. Os alimentos construtores, são alimentos de origem animal ou vegetal, ricos em proteínas como ovo, carnes e frango.

Eles possuem a função de construir novos tecidos no organismo, como massa muscular ou no processo de cicatrização de feridas. A ingestão de tais alimentos, auxiliam no crescimento do corpo durante a infância e adolescência. Sem mencionar sua importância ao manter uma boa saúde e massa muscular durante todo o envelhecimento, fazendo com que sua presença seja indispensável para se manter uma alimentação saudável.

Os alimentos construtores de origem animal e vegetal possuem apenas uma diferença, pois os alimentos de origem animal costumam ser considerados de alta qualidade, tendo como exceção, apenas a soja.

Leia mais: Concurso CGDF: edital tem 234 vagas para Auditor de Controle Interno

Exercícios

Exercícios e alimentação sempre estiveram interligados quando o assunto é dieta. Para se ter um bom desempenho em qualquer tipo de atividade física é necessário ter alimentação completa, balanceada e equilibrada, contendo todos os nutrientes, de forma que todas suas necessidades nutricionais e energéticas sejam supridas de forma adequada.

Uma nutrição correta garante maior rendimento de seus treinos, reduzindo a fadiga, auxiliando no período de recuperação e diminuindo o risco de lesões e deficiências nutricionais.

Como se inscrever

Para se inscrever no curso gratuito de Introdução a Nutrição os interessados devem acessar a plataforma, neste link, analisar as informações do curso e preencher o cadastro. Após a matrícula, as aulas são liberadas automaticamente.

 

Deixe um comentário