Curso de Atividades Físicas Para Hipertensos

PUBLICIDADE

O site Escola Educação, está disponibilizando um curso de atividades físicas para hipertensos com a intenção de ensinar seus alunos a identificar e prevenir a doença, exercícios apropriados para pessoas hipertensas e orientações para uma melhor alimentação.

Por isso, eu vim aqui para mostrar aos interessados pela área, algumas das matérias que serão abordadas durante o curso e os benefícios que seus alunos tem ao concluí-lo. O curso tem uma duração de 10 horas e nenhuma exigência para matrícula. Além de ser gratuito, sua matrícula pode ser feita de forma rápida e simples e um certificado pode ser emitido ao término do mesmo.

O que é Hipertensão Arterial?

Para aqueles que não sabem, a hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença que ataca vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode até mesmo causar a paralisação dos rins. Isto ocorre quando sua pressão sanguínea se mantém numa frequência maior que 140 por 90 mmHg. 

Na maioria dos casos, essa doença é adquirida de forma hereditária, ou seja, é um fator genético passado de pai para filho, entretanto, essa doença também pode ser causada por fatores externos como o consumo de cigarros ou bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumo excessivo de sal, altos níveis de colesterol ou simplesmente a falta de atividades físicas.

Sintomas da hipertensão

A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, fazendo com que seja difícil de diagnosticar precocemente. Seus sintomas costumam aparecer quando a pressão arterial do paciente se encontra em níveis muito elevados, podendo causar, dor no peito, dores de cabeça, tontura, zumbidos no ouvido, visão turva e sangramento nasal.

Prevenção e tratamento

Embora possa ter o fator genético, existem alguns hábitos que podem ajudar na prevenção da hipertensão, como controle de peso, manter uma dieta rica em frutas, verduras e outros alimentos com baixa densidade calórica e baixos níveis de gorduras saturadas, redução do consumo de sal, a prática de atividades físicas e reduzir ou cessar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas.

Mas para aqueles que já possuem a doença, existem tratamentos que ajudem a manter sua pressão em níveis seguros, o protegendo de derrames, problemas cardíacos ou problemas renais. Este tratamento consiste em tomar medicamentos prescritos por seu médico de forma regular, além de manter o controle de peso, uma alimentação balanceada e saudável e praticar atividades físicas regularmente. Também é recomendável evitar estresse, se possível.

Como medir a pressão arterial

Como foi dito antes, é necessário o monitoramento da pressão para poder deixá-la sob controle. Mas como medimos a pressão? Ou como sabemos se a pressão está alta, baixa ou normal?

A pressão considerada normal tem um valor aproximado de 120×80 mmHg. Isso significa que se sua pressão estiver acima deste valor, você está hipertenso, fazendo com que uma regulação seja necessária. Mas como fazemos para medir a pressão? Existem técnicas manuais e aparelhos digitais que podem auxiliar neste processo como o aparelho de pulso, o aparelho digital e o esfigmomanômetro. Eles devem ser usados no braço esquerdo tendo seu cotovelo apoiado e a palma da mão sempre virada para cima.

Com o aparelho de pulso, é preciso que você coloque o aparelho no pulso esquerdo com seu monitor virado para dentro e esperar que ele faça a leitura de sua pressão. Com o aparelho digital, é necessário colocá-lo de 2 a 3 cm acima da dobra do braço e apertá-lo, deixando o fio da braçadeira por cima do braço, então é só ligar o aparelho e esperar que ele tire sua pressão. Caso seu aparelho digital venha com bomba, encha a braçadeira até 180 mmHg e então espere que ele faça a leitura. 

Já o esfigmomanômetro é um medidor de pressão manual e deve ser usado com o auxílio de um estetoscópio. Para medir sua pressão com essas ferramentas é necessário procurar seu pulso na dobra do braço e posicionando a cabeça do estetoscópio no local. Então coloque a braçadeira de 2 a 3 cm acima da dobra do braço e aperte, deixando o fio do aparelho por cima do braço. Feche a válvula da bomba e ponha o estetoscópio no ouvido. Então, encha a bomba da braçadeira até 180 mmHg ou até não ouvir mais sons no estetoscópio. 

Abra a válvula lentamente olhando para o manômetro e no momento em que ouvir o primeiro som, registre-o. Continue a esvaziar a braçadeira e registre novamente quando os sons pararem. Assim, junte o valor do primeiro registro com o do segundo e assim terá sua pressão arterial.

Atividades físicas para hipertensos

O mais indicado para aqueles que tem hipertensão é praticar atividades moderadas, três vezes por semana, com a duração de pelo menos 30 minutos. Algumas atividades para hipertensos são caminhadas, corridas, ciclismo, natação, atividades aeróbicas entre outros.

O mais importante é lembrar que não devemos forçar ao realizar tais atividades. Pratique de forma leve, progredindo seus treinos de forma gradativa e sempre com a supervisão de um profissional.

Como se inscrever no curso

Os interessados no curso gratuito online de Atividades Físicas para Hipertensos, devem acessar o site (clique aqui) se cadastrar e efetuar a matrícula no curso. Após a inscrição, as aulas são liberadas automaticamente.

Leia mais: Curso de Cuidador de Idosos

 

Deixe um comentário