Como Emitir a Carteirinha De Estudante Digital

Carteirinha digital é um ID estudantil que possibilita os estudantes a fazer a emissão do documento que tem funciona por um aplicativo dando condições dos usuários ter os mesmos direitos e deveres de uma carteirinha em espécie.

Publicidade




Atualmente existem mais de 400 mil carteirinhas de estudantes digitais, e a tendência é que esse número aumente ainda mais. Isso porque as ferramentas de aplicativos na internet crescem muito e todos os dias temos novidades.

Sendo assim, o site vagaspat.com vai trazer neste artigo algumas informações que podem te ajudar a emitir a carteirinha de estudante digital, e também como ela pode ser usada em seu dia a dia, confira.

Quando Surgiu a Carteirinha De Estudante Digital?

O lançamento da nova carteirinha de estudante digital aconteceu no dia 25 de novembro de 2019. Ela da o direito ao estudante de ter os mesmos benefícios que a carteirinha emitida em espécie, porém, ela funciona através de um aplicativo.

Sendo assim, os estudantes que usarem a carteirinha digital poderão:

  • Pagar apenas metade da entrada em shows e cinemas como em outras atividades culturais.

A carteirinha de estudante digital é resultado de uma medida provisória anunciada pelo governo federal e que vai funcionar como um ID estudantil.

Além disso, ela está vinculada ao MEC – Ministério da Educação e Cultura, sendo que o aplicativo foi lançado no auditório do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais  em Brasília.

A emissão da carteirinha de estudante digital é gratuita, desde que o estudante seja cadastrado pela instituição em que está matriculado junto ao SEB – Sistema Educacional Brasileiro.

Publicidade




Quem Pode Fazer a Emissão Da Carteirinha De Estudante Digital?

Com as mudanças que ocorreram na carteirinha de estudante digital, os alunos do ensino básico, tecnológico ou superior pode se cadastrar no aplicativo através das instituições de ensino onde estão matriculados.

E a carteirinha de estudante digital está disponível nas lojas de aplicativos Google Play ou no APP Store nos respectivos aparelhos celulares.

Como Emitir a Carteirinha De Estudante Digital?

Para emitir a carteirinha de estudante digital, o interessado deve seguir um passo a passo que vamos passar aqui:

Passo 1 – Acesse sua loja de aplicativos em seu aparelho celular .

Passo 2 – Solicite a instalação do aplicativo ID digital. Ele vai estar nos ícones de Apps.

Passo 3 – Informe seus dados pessoais detalhadamente.

  • Nome completo.
  • Data de nascimento.
  • Endereço de E-mail ou Gmail válidos.
  • Telefone para contato.

Passo 4 – Leia atentamente os termos e normas que fazem parte do aplicativo. Somente confirme após a leitura detalhada dos termos.

Passo 5 – Depois disso, toque em tirar fotografia.

Passo 6 – Faça a biometria facial. Envie 2 fotos do RG uma de frente e um do verso.

Passo 7 – Para estudantes dependentes, será necessário clicar na opção de ID estudantil.

Dessa forma, será emitida sua carteirinha de estudante com sucesso e então ela passa a ser vélida em todo o território nacional, dando o direito do usuário se beneficiar dos descontos e vantagens de acordo com o documento.

Vale lembrar que para os menores de idade, será necessário acessa o site https://sso.acesso.gov.br/login, e consequentemente solicitar a um responsável a emissão do seu documento pessoal.

Publicidade




Benefícios e Vantagens da Carteirinha De Estudante Digital

Mesmo sendo um documento que é muito usados pelos estudantes, a carteirinha de estudante emitida em espécie ainda é questionada pelos alunos em geral com relação aos benefícios e vantagens que fazem parte dela.

No entanto, com o novo modelo de documento na forma digital, muitos estudantes ainda não se decidiram com relação a qualidade e confiança que um documento digital oferece.

Sendo assim, a carteirinha de estudante vale a pensa ser emitida. Ainda mais nessa época em que a internet tem dominado o mundo com um estilo de vida mais modernizado. E acima de tudo com facilidades para várias funções serem feitas com segurança.

Portanto, a carteirinha de estudante digital não substitui as carteirinha emitida, pelo contrário, ela é uma opção aos alunos. Principalmente os jovens que estão cada dia mais conectados com a internet e seus aplicativos muito adaptados com nossa realidade de vida atual.

Dessa forma, tendo em seu celular o aplicativo de ID estudantil, o usuário basta apresentar o documento onde chegar e assim terá todos os direitos de um estudante de usar seus benefícios e vantagens em seu dia a dia.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *