Como conseguir uma vaga de emprego nos PATs em São Paulo

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) são uma rede de atendimento do Governo do Estado de São Paulo que concentra serviços gratuitos à população, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda. Estão presentes em todas as regiões do Estado, inclusive em unidades do Poupatempo.

Veja também:

Empresa abre nova vaga de emprego para a função de Conferente; confira

Oportunidades! Vaga para Operador de Televendas aberto em Belo Horizonte

Vaga de Emprego disponível em BH para função de Balconista; saiba mais

Os PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) têm por objetivo a busca de alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego.

A rede é composta por 251 unidades, 30 delas alocadas dentro do Poupatempo e está dividida em 21 Centros Regionais. E são administrada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

Serviços oferecidos pelos PATs

Intermediação de Mão de Obra – IMO

Promover a (re)colocação do trabalhador no mercado de trabalho por meio de buscas junto ao Sistema Nacional de Emprego – SINE. Busca-se, dessa forma, a redução dos custos e do tempo de espera tanto para o trabalhador, quanto para o empregador.

Habilitação ao Seguro-Desemprego

O Seguro-Desemprego tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude da dispensa sem justa causa. O serviço de habilitação do trabalhador para receber o benefício é realizada em todas as unidades do PAT.

Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

O serviço de emissão da Carteira de Trabalho é oferecido em toda a rede de PATs do Estado de São Paulo. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra a vida profissional do trabalhador e garante o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.

Quais são os documentos exigidos pelos PATs

O trabalhador interessado em se cadastrar no PAT deve ter em mãos os documentos relacionados abaixo:

  • RG, ou outro de documento de identificação com foto (Ex:CNH modelo novo, Carteira de Conselho de Classe, CTPS modelo novo)
  • CPF
  • Carteira de Trabalho.
  • PIS
  • Comprovante de Residência

Os demais documentos podem ser apresentados para o preenchimento do cadastro mas não são obrigatórios.

Confira as unidades PATs em todo o Estado

Confira a relação completa dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs). Na página, clique no mapa interativo disponibilizado ou consulte pelo CEP da sua localidade. Clique aqui.

Como se candidatar a uma vaga

Os interessados pelas vagas de emprego podem se cadastrar pessoalmente nos PATs ou no site do Emprega Brasil. Para usar um serviço do PAT em seu município, é necessário levar RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Sobre o Emprega Brasil

O Portal Emprega Brasil é a nova Plataforma do Ministério do Trabalho (MTb), desenvolvida com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que tem por objetivo atualizar o antigo Portal Mais Emprego tornando as políticas públicas de emprego ainda mais próximas do cidadão, modernizando os serviços disponibilizados nos Postos de Atendimento do SINE e proporcionando maior agilidade, independência e transparência, por meio da web.

São disponibilizadas aos trabalhadores políticas e ações de emprego que se propõem a auxiliá-los na busca ou na preservação do trabalho decente, com qualidade e garantias trabalhistas e previdenciárias.

Para as empresas estão disponíveis aplicações que possibilitam o encontro mais rápido do trabalhador desejado, além de auxiliá-las no atendimento das disposições trabalhistas.

ATENÇÃO! NÃO SOMOS os responsáveis pelas vagas e nem pela seleção dos candidatos, apenas divulgamos as vagas disponíveis em todo o estado, a fim de prestar um serviço à sociedade. Dessa forma, todo o processo que envolve o cadastramento de pessoal, bem como as contratações, são de total competência e responsabilidade do empregador.





 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *