O que fazer com um cartão de crédito cancelado por falta de pagamento?

Algumas dicas sobre o que fazer caso tenha um cartão de crédito cancelado devido a ausência do pagamento da fatura.

PUBLICIDADE

Acumular dívidas de cartão de crédito é um problema para muitos consumidores. Além disso, esse produto financeiro é o principal motivo de sua ausência no Brasil. Então, o que você deve fazer com um cartão de crédito cancelado por falta de pagamento?

Nesse sentido, vejamos o que acontece com um cartão de crédito cancelado por falta de pagamento. Dessa forma, será mais fácil para você virar a situação a seu favor.

PUBLICIDADE

Cartão de crédito cancelado por falta de pagamento: o que você deve fazer?

A maioria dos brasileiros tem dívidas no cartão de crédito. Segundo a Serasa, mais de 25 milhões de consumidores foram afastados pelo endividamento desse produto financeiro.

Quando um comprador está atrasado para pagar uma fatura, a primeira coisa que acontece é uma má reputação. Ou seja, se a fatura não for paga no mesmo dia, o banco ou instituição financeira enviará o número do CPF ao órgão de proteção ao crédito.

Outra possibilidade é cancelar o cartão. No entanto, as instituições financeiras devem notificar os proprietários antes disso.

Aviso de cancelamento

O cancelamento de um cartão de crédito deve ser notificado ao titular do cartão. As instituições financeiras muitas vezes enviam cartas AR pelos Correios, juntamente com avisos de recebimento, para notificar os proprietários de dívidas pendentes.
O cancelamento e a confirmação devem ser feitos por escrito. Esta mensagem é importante para continuar o processo. Afinal, um recibo pode ser uma prova, principalmente em processos judiciais posteriores.

Reduz significativamente a “bola de neve” financeira de cartões de crédito cancelados por falta de pagamento. Em última análise, se essa etapa for tomada, a organização não poderá cobrar qualquer valor que exceda a taxa.

PUBLICIDADE

E se a instituição financeira não nos notificar?

Caso a instituição financeira não envie o comprovante, o proprietário pode acionar. Este programa é administrado por tribunais de pequenas causas.

Este programa orienta os consumidores que desejam exercer seus direitos, inclusive calculando as taxas de juros adequadas. Se isso acontecer, a instituição financeira pode ser solicitada a não incluir o nome do proprietário em um órgão de proteção ao crédito.

Renegociação de dívidas

Existem várias maneiras de renegociar a dívida do cartão de crédito. Inicialmente, foi apontado que o proprietário deve entrar em contato com a própria instituição financeira para encontrar uma solução que funcione para ambos.

Outra forma de renegociar dívidas é por meio do Serasa Limpa Nome. A agência firmou parceria com diversas instituições financeiras para oferecer descontos especiais aos consumidores a fim de limpar seu nome.

PUBLICIDADE

Cuidados com o cartão de crédito

Para evitar uma bola de neve, os titulares de cartões devem usá-los com sabedoria. O truque é esquecer as limitações das instituições financeiras e definir as suas próprias. Assim você não precisa se preocupar com o cancelamento do seu cartão de crédito por falta de pagamento.

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.