Quem faz um curso de Manicure e Pedicure gratuito será capaz de promover embelezamento e saúde das unhas das mãos e dos pés. Para isso, o profissional utiliza técnicas e ferramentas específicas, como alicate, faca, lixa, endurecedor, esmalte, palitos, espátulas, etc.
Dentro do curso de Manicure e Pedicure gratuito , a pessoa terá acesso a todos os acordos, padrões de higiene e estética recomendados, esterilizando os instrumentos de trabalho para evitar a propagação de doenças e mantendo-os em melhores condições de uso.
Quem pode fazer o curso?
O curso de Manicure e Pedicure gratuito é destinado para quem concluiu o ensino fundamental 2 e ter pelo menos 18 anos. Este curso é indicado para quem deseja iniciar uma carreira na área de cosmetologia e ter capacidade para atuar no serviço público.
Caso a turma tenha aulas a distância, o aluno do curso de Manicure e Pedicure gratuito precisará usar um celular, tablet ou, de preferência, um computador com conexão à internet.
O que é aplicado no curso de Manicure e Pedicure gratuito
Dentro do curso de Manicure e Pedicure gratuito, o aluno vai aprender a diferentes técnicas, como:
- Planeje sua carreira e precifique seu trabalho
- Utilização de instrumentos, equipamentos e produtos
- Conceitos sobre a anatomia e patologia da pele e unhas
- Desinfecção e desinfecção das unhas
- Remover polimento, cortar, lixar, polir e preparar as unhas para a esfoliação
- Hidrata e esfolia as mãos e os pés
- Unhas de esmalte com esmalte comum
- Unhas decorativas
- Organize seu espaço de trabalho
- Atuar de acordo com as normas de biossegurança
Quais as atividades a pessoa que fizer o curso de Manicure e Pedicure gratuito vai ter acesso?
As atividades profissionais de manicure/pedicure incluem:
- Aparar as unhas das mãos e dos pés
- Cuidados com as cutículas
- Lixar/polir
- Aplicação de base e esmalte
- Aplicação de fortalecedores de unhas
- Cuidado das mãos, pés e cutículas com cremes e esfoliantes
- Aplicação de unhas postiças
- Adesivos de unhas / aplicação de nail art
- Esterilize os instrumentos utilizados
- Manicures profissionais também: aplicam desenhos, estampas ou outras formas de arte nas unhas da cliente.
Qualificações profissionais
Trabalhar nesta área não requer treinamento especializado, assim como não há leis que regulamentem o setor. A formação de muitos profissionais acaba em exercício e prática.
No entanto, para se diferenciar dos demais profissionais e ampliar seu leque de serviços, é importante que as manicures/pedicures busquem cursos para acompanhar as tendências do mercado, seja em cremes, esmaltes, técnicas de pintura e polimento. Isso possibilita que manicures/pedicures se tornem profissionais requisitados, aumentando assim seus clientes.
Mercado de trabalho após o curso de Manicure e Pedicure gratuito
O mercado para esta especialidade está inteiramente no setor privado. É competitivo porque o profissional conta com seu nível de habilidade, habilidade e serviços diferenciados para atrair e fidelizar clientes. Manicures/pedicures podem ser autônomos, trabalhando em sua própria casa ou em casa.
Porém, na maioria dos casos, esse profissional atua em salões de beleza e clínicas de estética por ser uma forma de remuneração mais segura e segura do que o trabalho autônomo. e construir uma base de clientes.
Profissionais que se especializam por meio de cursos de atualização e obtêm treinamento superior especializado por meio da prática muitas vezes abrem seus próprios salões ou clínicas de beleza.
Por isso, é muito importante participar de feiras de beleza que costumam acontecer em grandes cidades como São Paulo, bem como realizar aulas gratuitas da área para acompanhar as inovações em estética e cuidados com as mãos e as inovações em podologia.
Faixa Salarial no curso de Manicure
Com carteira assinada, quem faz um curso de Manicure e Pedicure gratuito pode ganha a partir de R$ 830,00, que é o piso salarial da categoria. O profissional pode trabalhar por salário fixo ou comissão.
Manicures autônomos tem rendimento variável, de acordo com o valor cobrado pelo serviço e pelo número de clientes que atrai ou tem fixo, horário de trabalho, diferenciais que oferece, etc.
Leia mais: Curso gratuito de cabeleireiro com certificado
Dicas para atuar bem após fazer o curso de Manicure e Pedicure gratuito
Já com o curso de Manicure e Pedicure gratuito concluído, o profissional desta área poderá seguir algumas dicas, como:
- Pés e corpo secos após o banho;
- Não compartilhe toalhas, chinelos, meias, etc.;
- Não ande descalço em ambientes como saunas, clubes e academias;
- Evite usar meias e roupas de fibras sintéticas (elas dificilmente absorvem o suor e se tornam meio de cultura para fungos);
- Preferência por tecidos de algodão mais leves e absorventes de suor;
- Manter as unhas limpas e secas para evitar o crescimento de microrganismos sob as unhas;
- Use uma tesoura adequada para cortar as unhas de acordo com o formato dos dedos;
- Não roa as unhas;
- Use uma lixa fina para deixar as unhas sem pinos e lisas.
Como se inscrever no curso gratuito de Manicure e Pedicure
A Escola Educação oferece gratuitamente o curso de Manicure e Pedicure totalmente grátis e com aulas online. A capacitação é de categoria livre e não exige requisitos para participar. Os interessados no curso devem acessar a plataforma (neste link) e se cadastrar no site. Após a matrícula, as aulas são liberadas automaticamente.