Concurso Estaduais ou Regionais

Conseguir ser aprovado em um concurso é o sonho profissional de muitas pessoas, tanto é que a procura por uma vaga nesse tipo de emprego é muito grande aumenta demasiadamente todos os dias.

Publicidade




No entanto, nós sabemos muito bem que a aprovação em um concurso exige muito dos candidatos. São horas de estudos e dedicação para no dia da prova ser bem sucedido e assim iniciar uma nova etapa em sua vida profissional.

Portanto, é interessante saber quais são os melhores concursos para prestar na atualidade. Sendo assim, neste artigo, você vai receber informações sobre qual concurso escolher, os estaduais ou municipais.

Como Funcionam os Concursos Federais?

Os concursos federais são os mais buscados por aqueles que desejam ingressar numa carreira profissional, e por muitas razões, mas com certeza a principal é a remuneração que eles oferecem a razão de tanta procura e concorrência.

No concurso federal o profissional pode ser transferido para qualquer lugar do Brasil, desde que ele aceite é claro. Para isso no entanto, é preciso cumprir com todas as exigências previstas em lei, pois os órgãos federais possuem sedes em muitas cidades, o INSS é um bom exemplo. Veja as opções de concursos federais;

  • STJ – Superior Tribunal de Justiça.
  • Receita Federal.
  • STF – Superior Tribunal Federal.
  • BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social.
  • PF – Polícia Federal.

Uma outra vantagem dos concursos federais é que o candidato pode aproveitar a organização de uma banca muito ampla de estudos e preparações para a avaliação. Enfim, não basta entrar para um concurso federal apenas pelo salário que ele oferece, até porque para chegar em outro patamar leva tempo e dedicação.

Publicidade




Como Funcionam os Concursos Estaduais?

Nos concursos estaduais é necessário ter muita atenção para um detalhes específico, se você for aprovado uma transferência de cidade dentro do mesmo estado pode muito bem acontecer, mas isso depende do cargo é claro.

Portanto, antes de prestar esse tipo de concurso é interessante saber que por não termos informações definitivas das vagas e locais, pode muito bem acontecer uma mudança de cidade.

Nos concursos estaduais também podem acontecer mudanças nos decretos de estado para estado. Portanto, eles são responsáveis por fornecerem informações relacionadas aos editais como as vagas remanescentes que serão aproveitadas com as documentações exigidas no momento da posse e também das provas que serão realizadas.

Nos concursos estaduais também estão existem alguns cargos muito interessantes assim como nos federais, por exemplo, o defensor público é muito concorrido assim como o de juiz estadual com boa remuneração.

Também existem vagas para cargos mais simples e por isso não exigem menos formação escolar, como na área da justiça por exemplo e também nas administrações que fazem parte dos órgãos estaduais.

Os concursos estaduais são mais concorridos e disputados que os municipais, portanto, para aqueles que desejam prestar um concurso assim deve se preparar com mais intensidade pois se tratar de uma área mais complexa.




Como Funcionam os Concursos Municipais?

Os concursos municipais são muito diferentes dos estaduais e federais também, justamente porque os candidatos aprovados devem residir na mesma cidade e não conseguem se transferir para outro município.

Ou seja, para quem deseja morar na mesma cidade por muito tempo, é uma ótima opção de emprego estável. Um ponto que deve ser lembrado com muita atenção é que os concursos municipais estão sob legislação do governo estadual e por isso existem regulamentações nas organizações que podem ser usadas para o aproveitamento das vagas.

Por se tratar de uma concorrência menor, os concursos públicos municipais apresentam as vantagens que podem torna-los mais atraentes, como por exemplo a facilidade de aprovação. Mesmo assim, existem cargos públicos com altos salários e benefícios interessantes.

  • Professores municipais.
  • Agentes de transportes públicos.
  • Agentes de higienização.
  • Fiscalização municipal.
  • Agente de saúde.
  • Guara municipal.

Essa são as condições com vantagens e desvantagens dos concursos públicos municipais, por isso antes de fazer sua inscrição, é interessante se informar nas condições que cada cargo oferece aos candidatos.




Qual é a Melhor Opção de Concursos Públicos?

Essa é uma questão muito pessoal, mas se pararmos pra pensar, escolher um concurso público é uma tarefa bem delicada. Vale lembrar que para cada tipo de concurso público existem requisitos diferentes e por isso mesmo os candidatos devem avaliar se vale a pena tentar ma vaga, por exemplo:

1 – Procure por um concurso onde você vai conseguir seguir uma carreira bem sucedida e sólida em sua profissão.

2 – Um dica muito boa é fazer a inscrição em um cargo que você possa se desenvolver e assim se realizar profissionalmente.

3 – Se não deseja mudar de cidade, preste um concurso municipal.

4 – Se deseja cargo mais renomado e com uma remuneração melhor, preste um concurso federa.

5 – Se não vê problema em mudar de cidade dentro do próprio estado, o concurso estadual pode ajudar muito.

6 – procure encontrar uma vocação profissional para prestar um concurso.

7 – Olhe para o futuro que deseja seguir profissionalmente.

8 – Se prepare em todos os sentidos para sua profissão.

9 – Tenha contatos com pessoas experientes.

10 – Estude muito para o dia da avaliação.

Essas são algumas dicas que podem te ajudar a decidir como se preparar para a avaliação e qual concurso você deve escolher para seguir carreira profissional. Boa sorte




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *