CNH Social: Como obter sua habilitação gratuita

Com os altos preços no processo de concessão da carta, alguns estados começaram a criar oportunidades para obter a CNH de forma gratuita.

PUBLICIDADE

A obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é uma opção para muitos brasileiros, incluindo aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade. Segundo pesquisas, em algumas partes do país, o valor da emissão pode chegar a R$ 3 mil.

Carteira de motorista gratuita

Considerando os altos preços no processo de concessão da carta, alguns estados começaram a criar oportunidades para obter a CNH de forma gratuita. Recentemente, o Departamento de Transportes do Estado do Espírito Santo (Detran-ES) aderiu ao projeto.

Esse processo estão em andamento e uma lista de três mil nomes já foi publicada. Os selecionados preencherão as vagas do Programa Nacional de Habilitação Social, também conhecido como CNH Social.

De acordo com informações do Detran do Espírito Santo, os candidatos têm até 2 de novembro para se inscrever. Vale lembrar que este programa não está disponível apenas nesta unidade da federação.

O objetivo é criar oportunidades para pessoas de baixa renda que querem aprender a dirigir carro ou moto. Além da primeira licença, o programa também está disponível para quem deseja adicionar novas categorias, como D e E.

Nesse sentido, as pessoas habilitadas a participar deste programa devem entrar em contato com o Detran de sua área de residência. Só assim você poderá entender o processo e conhecer as condições e condições necessárias.

PUBLICIDADE

Quem pode participar do programa?

Caso deseje fazer parte da CNH Social é necessário se enquadrar nos requisitos estabelecidos, lembrando, é claro, que cada Detran possui suas próprias regras. Porém existem critérios considerados gerais. Veja quais são:

  • Beneficiários de programas sociais;
  • Pessoas com Deficiência (PcD);
  • Estudantes da rede pública com bom desempenho;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Receber, no máximo, dois salários mínimos por mês, ou estar desemprego há mais de 12 meses.

Como se inscrever no programa?

Para os convocados pelo estado do Espírito Santo, basta se cadastrar no site e confirmar a solicitação de uma das vagas disponíveis. Lembre-se que o plano cobrirá todos os custos da obtenção da CNH, até mesmo um exame físico.

Após o registo, deve dirigir-se diretamente ao Centro de Formação de Condutores (CFC). O endereço físico estará disponível durante a inscrição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.