Quer aprender a escrever melhor? Veja essas 5 técnicas de redação

PUBLICIDADE

Vai prestar um concurso ou vestibular? Trabalha escrevendo textos ou tem o sonho de publicar um livro? Veja essas 5 técnicas de redação que irão te ajudar a escrever melhor. Desse modo, neste post você vai ter acesso às principais dicas para escrever um bom texto e se dar bem em provas, seja no vestibular ou de concurso, e até levar esses conhecimentos para outras situações da vida.

Portanto, leia cada uma das dicas e fique por dentro dos principais itens que precisa saber para atingir o seu objetivo. Ademais, não há segredos para escrever um bom texto, e a pessoa não precisa ser um gênio em redação. Basta ter acesso a informações como essas que você verá neste post. Desse modo, sem mais delongas, veja a seguir 5 técnicas de redação para escrever um bom texto.

1 – Leia mais – técnicas de redação

Há alguns tipos de redação que exigem apresentar argumentos para comprovar a sua tese inicial, como o texto dissertativo. Desse modo, é importante ter bons argumentos para dar maior credibilidade ao seu ponto de vista.

Portanto, não adianta, é preciso se manter informado e ler muito. No entanto, não é apenas para isso que ser um leitor assíduo possui valor. Ela é essencial para redigir bons textos.

Além disso, colabora para estimular o cérebro a compreender e organizar melhor o raciocínio. Bem como, ajuda a ampliar o vocabulário e a escrever as palavras corretamente.

2 – Se atente ao gênero textual

Antes de começar a escrever um texto, é importante se atentar às características da redação. Desse modo, você saberá quais são as regras de estrutura que deve seguir e como o texto precisa fluir. Logo, não é importante apenas discorrer boas ideias. Para produzir um bom texto você deve seguir aquilo que está sendo solicitado, como o gênero textual especificado.

Portanto, atenção quanto a isso. Ainda mais se você for escrever para passar em algum processo seletivo. Sempre leia antes o que está sendo pedido para não ser reprovado por algo simples. Como, por exemplo, há algumas provas que exigem título nas redações. No entanto, no Enem não há essa obrigação.

Não é legal perder pontos por se esquecer de adicionar título, não é mesmo? Logo, se você estiver se preparando para realizar uma prova, como o vestibular, o essencial é treinar bastante. Faça, corrija e refaça as suas redações. Logo, aprenderá com os erros e escreverá um bom texto no dia.

3 – Seja objetivo – técnicas de redação

Seja objetivo. Às vezes, com o intuito de escrever um texto bonito, acabamos por exagerar nas palavras e termos complicados. E isso acaba gerando uma redação complicada de ler e de entender.

É um erro grave, porém bastante comum. Portanto, evite sempre enfeitar demais o seu texto. Seja direto e escreva de forma clara a mensagem que deseja enviar. Não deixe de sempre usar termos de fácil compreensão, evite rodeios e repetições.

4 – Observe a estrutura exigida

Nada de começar a escrever sem pensar antes em toda a estrutura do texto, ok? Organize as suas ideias em parágrafos. Tenha em mente as frases principais que irão te ajudar a embasar melhor tudo o que for dito, principalmente se o texto for dissertativo.

Ainda, tenha em mente uma linha de raciocínio e crie uma estrutura conforme o número de linhas exigidos. Por exemplo, em um texto de 25 a 30 linhas você pode pensar em usar 3 ou 4 parágrafos. Logo, antes de escrevê-lo já saberá como montar a sua estrutura seguindo a sua linha de pensamento.

Na introdução, o primeiro parágrafo, você irá adicionar as suas ideias, que serão discorridas no texto, de forma resumida. Você pode separar dois ou três parágrafos para realizar o desenvolvimento e explicar os seus argumentos. Por fim, o último parágrafo ficará por conta da conclusão. Logo, você fecha o raciocínio apresentado ao longo da sua redação.

5 – Escreva com uma boa letra

Ter uma boa letra é essencial. Ademais, não adianta redigir um ótimo texto com bons argumentos se o professor ou avaliador não vai conseguir entender nada do conteúdo por conta da caligrafia.

Além disso, ele não será bondoso e perderá tempo tentando adivinhar quais palavras você quis escrever e a decifrar a sua letra. Por isso, não se esqueça desta dica, capriche também na estética do texto, faça uma letra que seja entendível.

Não precisa escrever muito devagar e tentar fazer a letra mais bonita do mundo, basta que o texto seja claro e que qualquer pessoa consiga identificar o que está escrito. Se para você é muito difícil, treine.

Isso poderá te ajudar na hora da prova a não perder pontos desnecessários. Ademais, para ter uma redação de qualidade, assim como é importante ler para deixar as ideias claras, também é essencial praticar a caligrafia.

Leia mais: Conheça os melhores cursos gratuitos na área da saúde

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.