Curso gratuito de Segurança do trabalho

O curso é de categoria livre com carga horária reduzida, não exige requisitos e conta com certificado válido.

PUBLICIDADE

O Curso gratuito de Segurança do trabalho capacita profissionais que podem prevenir acidentes e auxiliar no cuidado com a saúde das pessoas no dia a dia de uma organização.

É oferecido em dois formatos: o principal é o técnico e o intermediário. Mas há também um curso técnico, que é um curso superior. Esses dois modelos oferecem treinamento para profissionais de diferentes funções e níveis.

No mercado de trabalho, os técnicos ou técnicos de segurança do trabalho podem trabalhar para empresas comerciais e industriais, fabricantes e representantes de equipamentos de segurança, entidades sindicais ou de classe.

A atuação desse profissional faz parte do desenvolvimento sustentável da empresa, gerenciando riscos e criando uma cultura de saúde e segurança ambiental.

PUBLICIDADE

Informações do Curso gratuito de Segurança do trabalho

O curso de Tecnologia em Segurança do Trabalho tem o objetivo de formar profissionais ecléticos que entendam isso, além de normas técnicas, procedimentos de segurança e questões envolvendo saúde e higiene.

Para ingressar no Curso gratuito de Segurança do trabalho, os alunos devem ter concluído, no mínimo, o ensino médio. Este é um dos cursos mais procurados do Sistema de Seleção Unificada para Educação Profissional e Técnica (Sisutec). Este curso pode durar de 1 a 2 anos em média, dependendo da instituição de ensino que o oferece.

De acordo com as Diretrizes Curriculares da Educação Profissional de Nível Técnico Nacional, elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos técnicos de segurança do trabalho são aplicáveis ​​às áreas de saúde e meio ambiente.

Portanto, a duração mínima do curso é de 1.200 horas, concluídas em um ano e meio ou dois anos. Alguns dos assuntos estudados são:

  •         Higiene do trabalho;
  •         Ergonomia;
  •         Educação em segurança do trabalho;
  •         Saúde e medicina do trabalho;
  •         Lei trabalhista;
  •         Proteção ambiental.

De acordo com o “Catálogo Nacional de Cursos Técnicos Superiores” do Ministério da Educação, o curso técnico em segurança do trabalho tem duração mínima de 2.400 horas e duração média de três anos.

As instituições de ensino que oferecem cursos técnicos devem fornecer às bibliotecas conteúdos específicos e atualizados, além de laboratórios de informática, ergonomia e acústica, combate a incêndio e incêndio, segurança do trabalho e segurança básica da vida.

PUBLICIDADE

Grade do Curso gratuito de Segurança do trabalho

No curso de segurança do trabalho, os alunos aprendem a elaborar pareceres sobre a qualidade dos diferentes processos e condições e ambientes de trabalho; desenvolver um plano de ação abrangente de controle de perdas; e liderar atividades e equipes de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção.

Nível do Curso | Curso gratuito de Segurança do trabalho

Os alunos do programa de tecnologia de segurança do trabalho passam quase todo o curso do programa estudando disciplinas relacionadas às Especificações Regulamentares (NRs), e algumas instituições de ensino são obrigadas a elaborar um projeto final para concluir o programa.

Os assuntos podem variar de uma instituição para outra, mas normalmente os seguintes assuntos são estudados:

  • Gestão de Pessoas
  • Ciência aplicada
  • Gerenciamento de riscos
  • Técnicas para responder a emergências
  • Inovação e empreendedorismo
  • Ergonomia
  • Aconselhamento e consulta sobre saúde, segurança e ambiente de trabalho
  • Gestão de auditorias de segurança e saúde ocupacional.

Competências | Curso gratuito de Segurança do trabalho

Algumas das habilidades esperadas de um profissional de segurança do trabalho são que ele tenha boa capacidade de observação técnica, saiba gerenciar conflitos, tenha uma perspectiva sistêmica e tenha habilidades de comunicação e negociação. Também é importante que saiba trabalhar em equipe e tenha uma atitude proativa. Os técnicos de segurança do trabalho são profissões de extrema importância na prevenção de acidentes e doenças profissionais, sendo figuras estratégicas numa organização.

PUBLICIDADE

Carreiras | Curso gratuito de Segurança do trabalho

As carreiras daqueles que se dedicam à área de segurança do trabalho são consideradas promissoras, mas altamente controversas. No entanto, profissionais com mão de obra qualificada tendem a encontrar excelentes vagas na área, pois esses são os principais alvos dos empregadores.

A atuação no Curso gratuito de Segurança do trabalho está principalmente relacionada à avaliação e prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, podendo atuar em empresas de diversos setores como construção civil, indústria, hospitais e bancos. Veja algumas responsabilidades desses profissionais:

  • Identificar riscos de acidentes, sejam pessoais, físicos ou ambientais;
  • Implementar ações corretivas;
  • recomendar medidas para evitar doenças e acidentes de trabalho;
  • Fornece orientações sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC).

Com amplo mercado de trabalho, o profissional do Curso gratuito de Segurança do trabalho pode atuar nas mais diversas empresas privadas e públicas em termos de porte e economia, podendo também se tornar membro de órgãos oficiais como Engenharia de Segurança e Serviços Profissionais de Medicina do Trabalho (SESMT).

Os salários após o Curso gratuito de Segurança do trabalho são atrativos e considerados os mais bem pagos nas ocupações técnicas. Seu salário médio pode chegar a 6.500 reais.

Como se inscrever no curso gratuito de Segurança do trabalho

A Escola Educação oferece gratuitamente o curso de Segurança do trabalho totalmente grátis e com aulas online. A capacitação é de categoria livre e não exige requisitos para participar. Os interessados no curso devem acessar a plataforma (neste link) e se cadastrar no site. Após a matrícula, as aulas são liberadas automaticamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.