Anúncios
Os enfermeiros são os profissionais da área da saúde responsáveis pelos tratamentos, aplicações de técnicas e opções terapêuticas tendo como objetivo, garantir a manutenção e integridade vida de seus pacientes.
O que poucas pessoas sabem é que administração também faz parte de uma das várias funções destes profissionais. Por isso, a equipe da Escola Educação está disponibilizando um curso básico de administração em enfermagem, com o intuito de auxiliar seus alunos a ganhar destaque e reconhecimento na profissão.
De modo geral, a gestão em enfermagem exige certo entendimento de conceitos da saúde aprendidos na prática e teorias administrativas gerais. Aqui eu irei introduzir algumas das matérias abordadas durante o curso.
A importância da administração na enfermagem
A administração na área da saúde é aplicada durante o planejamento, a coordenação, a organização, a liderança e a supervisão, de forma que garanta o bem-estar e uma assistência adequada para os pacientes.
A enfermagem, por se tratar se um conjunto de ciências tanto humanas, quanto sociais, tem buscado utilizar um método cientifico administrativo, que possa racionalizar seu trabalho. O estudo da área administrativa representa um papel clássico e histórico do administrador, sendo ele o responsável por orientar, guiar e controlar os esforços de um grupo para atingir um objetivo comum.
Anúncios
Outra responsabilidade do administrador é desenvolver uma organização que se adéque ao trabalho necessário. O administrador hospitalar e os enfermeiros devem atuar em conjunto para oferecer uma assistência ao paciente, tendo isso como objetivo principal a ser alcançado.
Funções administrativas da enfermagem
A aplicação das funções administrativas dentro do processo de gestão e controle dos serviços de saúde, tem como destaque planejamento, coordenação, organização, direção e execução de tarefas. Esta responsabilidade pertence ao líder dos profissionais de enfermagem.
Tendo isso em mente, compreendemos que o processo de gestão é diretamente conectado com o compromisso, responsabilidade, empatia, habilidades em tomada de decisão, comunicação efetiva e eficaz com os membros de equipe, pacientes e líderes corporativos.
Anúncios
Se um enfermeiro é responsável por tomar decisões, ele está influenciando o ambiente e as ações dos membros de equipe, com o intuito de alcançar metas e objetivos. Para que isso ocorra adequadamente, é preciso que esse enfermeiro tenha um planejamento a assistência de enfermagem, tendo como base um contexto interativo e multifacetado.
Administração de materiais e gestão de pessoas
Toda organização, sendo ela publica ou privada, precisa de um bom funcionamento de seus recursos humanos e materiais de forma que possam proporcionar uma assistência de qualidade e devidamente administrada.
A administração de matérias consiste em coordenar as atividades necessárias, de maneira que garanta o abastecimento de todas as instituições de saúde, com o menor custo possível, de forma que não impacte de maneira negativa a prestação de serviços para seus clientes e pacientes. Tais recursos são indispensáveis para o funcionamento da organização.
O papel do enfermeiro dentro desta administração é aperfeiçoar a assistência a saúde dos indivíduos e da comunidade, dando também, melhores condições de trabalho as equipes de enfermagem e da área da saúde.
Já a gestão de pessoas, necessita de atualização constante de conhecimento, habilidade e ações na coordenação dos enfermeiros, tornando seu trabalho mais eficaz, eficiente e resolutivo.
Então, os enfermeiros inseridos na administração em enfermagem, necessitam ter uma capacidade para recrutamento e seleção. O profissional que desempenhe o papel de recrutador e selecionador, pode fazer com que esses fatores agreguem muito a unidade de saúde a qual pertence.
Para um enfermeiro ser considerado competente ao gerenciar recursos humanos, ele deve ser bom em planejamento e criação de metas, comunicação, gestão de conflitos e liderança. Além disso, é preciso que ele entenda a tabela de distribuição percentual dos enfermeiros.
Auditoria em enfermagem
A auditoria em enfermagem é um campo muito buscado ultimamente para os profissionais que pretendem se tornar enfermeiros auditores. A auditoria em enfermagem se baseia em avaliações de registros, anotações e prontuários, tendo como objetivo avaliar e elevar a qualidade dos serviços prestados por enfermeiros.
Dentro desta área, existem algumas variações de auditoria, que podem ser divididos baseado em suas classificações, funções, modalidades e formas de intervenção, formas essas que podem ser caracterizadas como internas ou externas. As auditorias internas visam fazer essas avaliações dentro de suas instituições, já a externa, é feita fora de suas instituições.
Agora, quando se trata de função, a auditoria é dividida em três categorias, sendo elas, preventiva, operacional e analítica. A auditoria preventiva, analisa procedimentos que ainda não foram realizados com o objetivo de corrigi-los com antecedência. A auditoria operacional visa verificação de qualidade de assistência durante e após atender o paciente. Já a auditoria analítica, junta informações de auditorias anteriores para analisar os dados informados com o ponto de vista da gestão, no intuito de identificar possíveis obstáculos no processo de atendimento.
É importante a realização destas auditorias para possibilitar melhorias na qualidade de atendimento. No ponto de vista administrativo, elas auxiliam no cumprimento de acordos entre prestadores de serviço e operadoras de saúde, além de verificar preços e utilização de matérias, medicamentos, entre outros.
Este foi apenas um pequeno resumo de alguns assuntos que serão abordados no curso básico de administração em enfermagem disponibilizado pelo Escola Educação. Eles também oferecem um certificado na conclusão do curso, que poderá melhorar seu currículo de forma que abra portas no mercado de trabalho, além de aumentar possibilidade de promoções dentro da área.
Curso gratuito de Administração em Enfermagem
A Plataforma Virtual Escola Educação oferece gratuitamente o curso de Administração em Enfermagem, com aulas totalmente online e com certificado válido em todo o território nacional.
A capacitação na área é oferecida é de categoria livre, tem carga horária reduzida e não exige nenhum requisito para participar. Os certificados disponibilizados pela plataforma são reconhecidos pela Associação brasileira de Educação a Distância – ABED.
Para se inscrever no curso de Administração em Enfermagem, basta se cadastrar no site da Escola Educação e realizar o cadastro para a matrícula (clique aqui). Após a efetivação da matrícula, as aulas são liberadas automaticamente.
Leia mais: Escola Educação tem mais de 100 cursos profissionalizantes 100% grátis